Ainda há espaço para manifestos no mundo de hoje?

Está na origem da palavra: “Fazer público”. E o que os manifestos historicamente revelam jamais é modesto: a intenção de mudar o mundo, a arte – e, frequentemente, um através do outro.

São textos maiores que a vida, que inspiram revoluções e demandam o impossível, como o Manifesto do Partido Comunista, de 1848, ou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, marco da Revolução Francesa de 1789. Partem de um antagonismo violento com a realidade para chamar à ação e criar outro mundo. São esquemas do sonho, mapas desenhados com traços que são fronteiras com o passado.

Uma sociedade incapaz de produzir manifestos é a que não tem espaço para imaginar-se diferente. Não por acaso vivemos neste início de século a ausência quase absoluta deles e de qualquer utopia – ficaram fora de moda não apenas por ceticismo, mas porque simplesmente nos parecia impossível que a História voltasse a acontecer. Preferíamos manter a crença irracional de que o desenrolar dos fatos nos levaria inevitavelmente para casa, como se fôssemos moscas num pote de vidro.

Estávamos errados.

A chapa esquenta

Nos anos 1980, houve também quem acreditasse que outra história, da arte, tivesse acabado. Segundo Arthur C. Danto, a fragmentação das práticas teria feito com que se tornasse impossível representar a arte contemporânea por uma narrativa “mestra” baseada em rupturas conceituais e na sucessão de movimentos. A arte contemporânea não tem nada contra a arte que a precede, nenhuma necessidade de libertação. Tudo está ali para ser usado, sampleado, reorganizado. Para Danto, esse momento pós-histórico seria marcado pelo pluralismo e, por assim dizer, tolerância em relação ao passado.

Uma quebra bastante radical, portanto, com a história da arte do século passado, até então contada através dos manifestos que batizaram as vanguardas modernistas das suas primeiras décadas e atravessaram boa parte dele até hoje – Pop Art, Fluxus, Antropofágico, Dogma 95Contrassexual etc. Pois manifestos costumam ser antipáticos. Neles, a declaração de intenções estéticas acompanha a proclamação de que tal conjunto de valores é responsável pelo único tipo de arte digno de consideração.

Cada um dos movimentos costuma ver sua arte como uma descoberta – e, a partir de tal momento, o resto, o que não está contemplado no seu manifesto, deixa de ser arte. Ou torna-se irrelevante e fora do tempo. Quando essas oposições deixam de fazer sentido, quando deixam de ser necessárias, talvez congele-se o motor da história da arte. Mas hoje a chapa esquenta.

O Manifesto Inconformista de Dezembro de 2016

Nos últimos anos, e 2016 é o ápice da curva até que venha o próximo, certas forças subterrâneas chocaram-se com tanta violência que a dinâmica política transbordou para todos os espaços. O peso da história, algo que a arte vinha negando desde os anos 1970, voltou a se impor a todos nós.

Eu, que jamais imaginaria viver para escrever um manifesto, escrevi um deles. É apenas uma tentativa – e desconfio que seja apenas a primeira de muitas.

MANIFESTO DE OLHOS ABERTOS — ou Manifesto Inconformista de Dezembro de 2016 (13.12.2016)

1_ A destruição é uma constante histórica. A crença ingênua de que passaríamos incólumes pela vida nos une. Precisamos abrir os olhos.

2_ A arte permite que o oculto se revele.

3_ Não se trata de iluminar, mas VER a sombra.

4_ A arte deve ser agente da destruição — e não apenas uma vítima circunstancial da História para consumo cultural ou lavagem de dinheiro.

5_ A arte deve atacar toda forma de poder constituído, inclusive o da própria arte: branco, capitalista e patriarcal.

6_ A arte deve ser próxima a experiência, ao tempo e ao corpo presente. Nada disso está online.

7_ A arte não é um domínio especializado. Isso é artesanato ou cátedra.

8_ A sua expressão pessoal é um fetiche. A sua autoria é uma mentira.

9_ Suas boas intenções não servem de nada. Sua consciência tranquila é alienação.

10_ Liberdade individual é um conceito caduco. Precisamos inventar outra. Não existe liberdade fora do coletivo.

11_ Viver é uma invenção estética. Viver é um processo de demolição. “Não aceitar o que é de hábito como coisa natural.” Nada é natural.

12_ Não há resistência fora da criação. Não há criação fora da resistência.

The post Ainda há espaço para manifestos no mundo de hoje? appeared first on The Intercept.

from The Intercept ift.tt/2gP1f4D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.