#Donald Trump, o Jair Bolsonaro Americano, não sabe o que é um aborto mas ainda quer proibi-lo

No último debate da interminável eleição presidencial americana, nesta quarta-feira, Donald Trump demonstrou que é ignorante demais para ser o presidente de qualquer país — e, em particular, de um com armas nucleares suficientes para destruir o mundo. Porém, sua idiotice brilhou quando ele se posicionou contra o aborto.

TRUMP: “Eu acharia terrível se você aceitasse o que HIllary está dizendo: que, no nono mês [de gravidez], você pode tirar o bebê e arrancá-lo do útero da mãe imediatamente antes do nascimento do bebê. Bom, você pode dizer que isso é aceitável, e Hillary pode dizer que isso é aceitável, tirar o bebê e arrancá-lo do útero da mãe no nono mês, no último dia [de gravidez]. Mas isso não é aceitável.”

Segundo a lógica de Trump, eu e 32,2% dos Americanos nascidos em 2014, na verdade, foram abortados. O que sua justificativa descreveu, afinal, é um parto cesariano.

Como a obstetra americana Jennifer Gunter twitou, “Não existe aborto no nono mês — eu sou uma médica treinada em aborto tardio”.

Antes desse comentário, Trump já estava perdendo por uma média de 15 pontos entre mulheres nas pesquisas de opinião pública, e parece que está caminhando para uma derrota sólida no dia 8 de novembro. Não faltam motivos para o resultado. Este mês, foi vazado um vídeo em que ele fala que, porque é poderoso e famoso, pode “pegar mulheres pela buceta”. Desde o segundo debate, no dia 9 de outubro, várias mulheres apresentaram novas acusações de agressão sexual e/ou assédio sexual. Trump também já foi processado por uma acusação de estupro de uma menina de 13 anos, em 1994, na casa de um bilionário pedófilo convicto. O processo consta que ele amarrou a menor de idade na cama e cometeu um “ataque sexual selvagem”.

Trump nega todas as acusações. Em um discurso, respondendo à acusação de uma jornalista que o acusa de forçar-se sobre ela em sua casa na Flórida (corroborada por seis testemunhas), ele insinuou que não a assediaria porque não é suficientemente bonita: “Olha aí. Olha ela. Olha as palavras dela. Me fala o que você pensa. Eu acho que não.”

Trump é um político machista, arrogante, racista, xenofóbico, homofóbico, ofensivo, demagógico, perigoso e com tendências fascistas que comanda a fidelidade intensa de uma crescente onda de fãs. Os brasileiros, acompanhando o acidente de trem em câmera lenta que é sua campanha, talvez se lembrem de um político doméstico com uma postura parecida. Um político que levou sua colega, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), às lágrimas quando interrompeu uma entrevista na televisão para chamá-la de “vagabunda” e dizer que ela “não merece” ser estuprada por ele.

E repetiu em sessão da Câmara dos Deputados:

Depois, gabou-se dos “incidentes” em seu Twitter oficial, orgulhoso de tê-la colocado “em seu devido lugar”:

E dedicou seu voto em favor de impeachment “pela memória do Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor da Dilma Rousseff”. Brilhante Ustra comandou o infame grupo do DOI-Codi que torturou brutalmente presos políticos durante a ditadura. O uso de tortura sexual e estupro pelo grupo foi bem documentada

Antes da chuva de acusações de assédio sexual, Trump se defendeu dizendo que seus comentários eram apenas “papo de vestiário” entre homens — uma defesa fraca que está se esfarela a cada nova mulher que encontra a coragem para tornar seus casos públicos. Nesse sentido, talvez — apesar deu seu discurso e sua visão de mundo deplorável — Bolsonaro seja uma centelha menos objecionável que Trump, já que não existe nenhuma acusação parecida contra ele.

Porém, os dois sujeitos são semelhantes demais para meu gosto, e o apoio a ambos é alimentado por setores da população e forças sociais análogas. Intelectuais da esquerda muitas vezes tentam desqualificar os apoiadores do BolsoTrump como ignorantes, mal-educados, odiosos e pobres, mas pesquisas nos dois países mostram que eles têm renda e escolaridade bem acima da média.

Fonte: Piauí/Datafolha

O ódio é potente, mas outros fatores estão em jogo – inclusive uma rejeição a políticos manchadas por sua associação à velha guarda que fica rica e prega bom senso e estabilidade sem que os resultados cheguem ao povo, a política identitária que Hillary e os partidos da esquerda brasileira abraçaram efusivamente e o movimento “politicamente correto” que tenta criminalizar ideias e falas repreensíveis na esfera privada.

Trump é um fanfarrão, mas a sociedade brasileira não deveria rir dele (ok, pode rir um pouco). Melhor seria estudar sua ascendência e contemplar como pode desarmar a energia que sustenta políticos trumpianos. Se não, talvez o mundo ria e ranja seus dentes contigo quando assistir ao candidato Jair Bolsonaro nos debates do segundo turno à presidência.

The post Donald Trump, o Jair Bolsonaro Americano, não sabe o que é um aborto mas ainda quer proibi-lo appeared first on The Intercept.

from The Intercept ift.tt/2eo1PTJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.