#Hillary Clinton tem enormes chances de vencer as eleições dos EUA, de acordo com grande parte das pesquisas

Grande parte dos brasileiros, assim como o resto do mundo, aguarda ansiosamente o resultado das eleições presidenciais americanas entre a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton,e o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, que parecem não ter fim. Essa ansiedade, embora seja compreensível, contradiz praticamente todas as pesquisas e modelos estatísticos publicados pela mídia, que dão como quase certa a vitória de Clinton.

A candidata democrata lidera praticamente todas as pesquisas nacionais, assim como em Estados estratégicos, e, exceto durante um período de duas semanas, quando seus problemas de saúde dominaram as manchetes, Clinton permaneceu na liderança de relativamente estável. O jornal New York Times, por exemplo, durante muitas semanas, estimou que as chances de uma vitória de Clinton eram de 90%; o e-mail enviado na semana passada pelo Diretor do FBI que indicava a possível reabertura de uma investigação já encerrada sobre a forma como Clinton administrava seus servidores de e-mail afetaram negativamente seus números nas pesquisas, mas o modelo estatístico final do New York Times mostra uma chance de vitória de Clinton de 85%.

Outros modelos de pesquisa mostram resultados ainda mais acentuados. O site Huffington Post, por exemplo, indica 98% de chances de uma vitória de Clinton, e Trump com apenas 1,7% de chances de sair vitorioso. O modelo de pesquisa do site, que observa cada Estado individualmente, prevê que Clinton excederá com folga os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para se tornar presidente e deve chegar a 323 (os Estados onde Clinton deve vencer estão em azul):

The Huffington Post

O único modelo empírico considerado um pouco mais pesimista que a média foi o 538 de Nate Silver. Sua metodologia, que aponta uma liderança mais apertada para Clinton do que grande parte dos outros modelos, gerou polêmica, embora indique que Clinton tem 71,4% de chances de levar a Casa Branca, contra apenas 28,6% para Trump.

pollsummary

Real Clear Politics

Embora algumas pesquisas nacionais mostrem Trump à frente, elas são amplamente consideradas como atípicas e/ou menos confiáveis; as pesquisas mais respeitadas ainda mostram Clinton liderando com folga. Os dados disponibilizados até o momento, como as altas taxas de comparecimento antecipado às urnas observado em grupos potencialmente favoráveis à Clinton (como latinos), acabaram por tranquilizar a equipe democrata.

Como resultado, de acordo com o site Politico, fontes internas do Partido Democrata estão “praticamente certos” de uma vitória de Clinton.

É óbvio que pesquisas erram e, especialemente, a confiança das elites é frequentemente infundada. Analistas britânicos ficaram chocados quando o voto pelo Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia, venceu, embora as pesquisas mostrassem uma disputa muito mais apertada do que a corrida pela presidência dos EUA. Portanto, teoricamente, é possível que Trump vença, mas, se isso acontecer, será um dos resultados mais chocantes da história moderna das eleições e pesquisas de intenções de voto.

The post Hillary Clinton tem enormes chances de vencer as eleições dos EUA, de acordo com grande parte das pesquisas appeared first on The Intercept.

from The Intercept ift.tt/2fA48GT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.