#Mais uma praga desce no Rio: A mídia internacional “paraquedista”

Enquanto O Globo anuncia que “comprova-se que a Olimpíada tem sido positiva para os cariocas,” leitores da mídia internacional estão aprendendo que, às vésperas dos Jogos, o Rio de Janeiro está sofrendo com uma série de pragas (verdadeiras e imaginárias): falência, grevessabotagemaumento de violência, Zika, corrupção, obras inacabadas e desmoronando. Entre verdades, mentiras e exageros, uma outra praga passou batida neste debate: a própria mídia internacional.

Milhares de jornalistas “paraquedistas” estão aterrizando na cidade pela primeira vez para cobrir os Jogos e vão embora logo depois — sem dúvida, entre eles estão muitos profissionais de alto nível, mas vários estão chegando sem um pingo de proficiência em português e sem nenhuma noção sobre a cidade ou o país além dos clichés de Tropa de Elite e Cidade de Deus.

Os problemas atuais na cidade são inegáveis para quem não é patrocinador oficial do evento, mas dá para até sentir um pouco de alívio se for compará-los com a visão quase-apocalíptica proposta por membros da imprensa estrangeira (lembrando que os Jogos nem começaram ainda).

Como Cerianne Robertson, coordenadora de pesquisa de Comunidades Catalíticas, notou, o jornal australiano Herald Sun noticiou que 75% da população carioca mora em favela.

A estatística seria chocante, se não fosse completamente incorreta. De acordo com o Instituto Pereira Passos, o certo é 23%.

Outro alerta para os “dados estranhos” que podem ser lançados neste mês foi dado no Twitter pelo repórter escocês Andrew Downie, que cobre o Brasil há anos.

Um vídeo que acompanha um texto do USA Today chamado “Cracolândias: Onde abuso de drogas encontra as Olimpíadas” declarou, sem nenhuma preocupacao em checar o dado, que “40% das pessoas de favelas cariocas usam crack”. Isto, baseado na fala de um pastor que mantém uma obra social na “cracolândia” do Jacarezinho. No vídeo, o repórter pode ser ouvido conversando em inglês com usuários de crack através de um tradutor.

O número, alarmante, não é confirmado por pesquisadores do tema. “O dado de 40% me parece matematicamente impossível”, afirmou Francisco Inácio, coordenador da “Pesquisa Nacional sobre o uso de crack”, publicada pela Fiocruz, em entrevista ao The Intercept. A estatística mais fidedigna dá conta de que 0,56% da população da Regiao Sudeste do país usa crack.  

As pessoas não fazem por mal, mas é comum estimarem errado. Não são treinadas para isso”, acrescenta Inácio, notando que dados errados saem na imprensa a todo momento, principalmente sobre a Zika. No inverno, o mosquito não circula mais da mesma forma e o Rio de Janeiro não está mais em uma situação epidêmica.

Vários especialistas consideram o risco mínimo ou “insignificante”, mas, mesmo assim, alguns atletas chegaram a  cancelar suas viagens para o Rio, citando o risco de contrair vírus. Com certeza, inúmeras matérias e artigos como “Cancelem as Olimpíadas: A ameaça potencial da virus Zika apresenta um risco grande demais”, publicado em U.S News & World Report, não ajudou. 

Mas a maioria das falhas de cobertura serão mais banais e previsíveis, como a reportagem embaixo chamado Uma visita à zona proibida do tráfico do Rio por o correspondente do Beirute de CNN, Nick Paton Walsh.

Nele, o repórter faz um rolê com um traficante, visita uma boca de fumo, mostra uma arma pesada ameaçadora. O roteiro da reportagem de dois minutos e 35 segundos, quase idêntico de dezenas de outros feito por correspondentes internacionais faz 20 anos, define as favelas cariocas exclusivamente pelo trafico, caraterizando os bairros como apenas selvagem buracos de pecados exóticos e violência aleatória — sempre sem contexto. “Nós passamos, fora da câmera, num mundo enlouquecido e avulso, composto de festas de rua, tráfico de céu aberto, cheio de adolescentes em um mundo sem regras nem um futuro. O resto do Rio acelera passado este ponto, levando ninguém daqui”, Walsh explica com voz agitada encima de trilha de som de funk e a imagem de um fuzil em frente de o trem passando. O preconceito é tão denso e auto-evidente que nem vale a pena desconstruir passa a passa.

Existem muitas razões legítimas para desdenhar ou querer evitar o Rio-2016, mas o efeito coletivo de todo esse trabalho é apenas alimentar o medo e desinformação e aleatoriamente reduzir interesse internacional em visitar o Rio.

Sign up for The Intercept Newsletter here.

The post Mais uma praga desce no Rio: A mídia internacional “paraquedista” appeared first on The Intercept.

from The Intercept ift.tt/2aGOV1i

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.