#Nova temporada de Black Mirror mostra uma distopia assustadoramente próxima da realidade

Estreiam neste fim de semana no Netflix os seis primeiros novos episódios de target=”_blank”>“Black Mirror”, a brilhante série, profundamente perturbadora, que apresenta uma distopia tecnológica para o seu deleite. A série continua perturbadora e continua brilhante, mas, pela primeira vez, o tema do programa, que parece combinar Rod Serling (The Twilight Zone) e Evgeny Morozov (estudioso das implicações sociais da tecnologia), é tão próximo de nossa realidade que a experiência pode acabar por não ser tão agradável assim.

Mas isso não é ruim. Uma das maiores conquistas de Black Mirror é fazer com que sintamos um pavor tremendo sobre o rumo que as coisas mundanas da vida podem tomar nos próximos dez anos — seu smartphone, seu perfil no Facebook, sua TV — tudo isso pode levar a um pesadelo coletivo. E a série acerta na mosca: isso provavelmente acontecerá! Já está acontecendo. Mas em vez de abordar essas questões em um Sci-Fi reductio ad absurdum, como o programa fez no passado, (E se as curtidas de Facebook fossem a única moeda do mundo? E se seu ex pudesse ser ressuscitado em forma de robô e morar no seu sótão?) os melhores momentos dessa temporada são extremamente 2016.

Black Mirror

Mackenzie Davis no episódio “San Junipero” da terceira temporada de Black Mirror.

Foto: Laurie Sparham/Netflix

O mini-filme mais inquietante da terceira temporada é “Hatred in the Nation”, que poderia se passar nos dias de hoje se você ignorar a presença de abelhas-robô. A primeira cena abre com um jornalista metido em uma confusão infernal por conta de um artigo controverso. Em poucos minutos, depois de um massacre de assédio no Twitter, o escritor acaba morto da forma mais macabra possível — quando a protagonista do programa, uma detetive, chega à cena do crime e não se surpreende com o fato do morto criar apenas manchetes sensacionalistas, uma cena tirada do pior pesadelo de qualquer escritor com bloqueio às 4 da manhã (pelo menos para mim). A investigação sobre a morte do escritor é a introdução para o resto do episódio de uma hora e meia (!), que conta com um verdadeiro cartão de bingo de palavras-chave no estilo zeitgeist: drones, reconhecimento facial, hashtags, vazamento de fotos comprometedoras, GCHQ, backdoors, criptografia de ponta a ponta, impressão 3D, hackers e até mesmo um carro sem motorista. Por acaso, isso acaba não soando amador, sem deixar de ser violento.

A experiência de assistir a uma hora e meia de ameaças de morte a jornalistas, trolls de Twitter maníacos com sede de sangue passando de uma vítima para a outra e regimes antiprivacidade complexos não se encaixa mais no gênero da ficção científica. Nem mesmo as abelhas-robô me deixaram incrédulo — muito do que se passa em “Hatred in the Nation” está acontecendo por todos os cantos nessas eleições americanas, então você tem a impressão de estar sendo levado para um mundo estranho vizinho ao nosso em Black Mirror. Mesmo quando o programa passa por seus instantes mais mundanos, seu estômago vai embrulhar de angústia, sua timeline nas redes sociais será sua pior inimiga e você só pensará em fechar as cortinas. É eletrizante, e até um pouco repugnante, assistir ao episódio “Shut up and dance” em meu laptop. Aqui, o laptop de um adolescente é infestado por malwares que, sob o controle de um desconhecido, registram seus momentos mais íntimos. Durante esse episódio, tive vontade de fechar o computador e me esconder embaixo da cama. É possível que você tenha a mesma sensação, mas não faça isso, tem muita poeira lá embaixo, e Black Mirror é simplesmente sensacional.

Esta temporada não tem aquele tom manjado de dor e perdição. Alguns episódios ainda mantém um clima de que diabos estou assistindo, em vez de o Twitter virou uma arma e vai me matar. O episódio “San Junipero”, em que duas mulheres se conhecem em uma cidade-resort de outro mundo deslocada no tempo e no espaço, tem um clima onírico, sutil e visualmente deslumbrante. Diferente de “Hated in the Nation”, que deixa claro a que veio desde o princípio, “San Junipero” tem seu mistério conservado até o fim — e, ao contrário do resto da terceira temporada de Black Mirror, repleta de angústia e perspicácia, dá até para assistir uma segunda vez.

Foto principal: Da esquerda, Faye Marsay, Jonas Karlsson, Esther Hall e Kelly Macdonald no episódio “Hated in the Nation” da terceira temporada de Black Mirror.

 

The post Nova temporada de Black Mirror mostra uma distopia assustadoramente próxima da realidade appeared first on The Intercept.

from The Intercept ift.tt/2er2pTI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.