O MDMA virou o lança-perfume do Carnaval moderno

Na virada da primeira para a segunda década do século, um ingrediente começou a alterar não só a temperatura corporal dos foliões do Carnaval carioca, mas toda a vibe dos blocos indie que orbitam ao redor do centro da cidade. Não é rapé, não é lança-perfume e tampouco é catuaba: MDMA.

As aglomerações perderam a hora para acabar, seus trajetos são target=”_blank”> imprevisíveis, as baterias não desligam, os bumbos não ralentam com o passar das horas, mas aceleram. A procissão ganha ares épicos, de larga travessia pelo turbilhão de excessos onde nos vemos cada vez mais extravagantes, pintados, brilhantes e permeáveis uns aos outros – as serpentinas dos amores entrelaçadas em engates imprevistos. O cortejo está mais nu, luxurioso, suave e sem a hostilidade bêbada e machola de outros carnavais. O Boi Tolo está desfilando desde o ano retrasado e nunca vai acabar.

“Egrégora” é uma palavra de origem grega que denomina a soma de energias sustentada por um grupo de pessoas. Para quem já envolveu-se com qualquer tipo de atividade teatral, é fácil entender o conceito: cada dia o público é outro, e a peça também é. Assim como num espetáculo ao vivo, a egrégora de um bloco de rua se altera brutalmente quando seus integrantes mudam. E eles mudam muito ao trocar o álcool por água e passar a se turbinar com MDMA.

O psicotrópico altera a atividade de neurotransmissores, age como estimulante e oferece efeitos psicodélicos, como distorções no tempo e espaço, além de ampliar nossa percepção tátil e auditiva. Foi sintetizado em 1912 por cientistas alemães para controlar hemorragia e pouco tempo depois patenteado como controlador de apetite.

Nos anos 70, psiquiatras americanos chegaram a chamar a droga de “penicilina para a alma”, uma vez que ela aumentava a capacidade de comunicação e ajudava os pacientes a ter insights sobre seus problemas. Recentemente a Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo dos Estados Unidos que ainda é o principal arauto da guerra contra as drogas no mundo, deu sinal verde para a terceira fase de testes do MDMA como forma de tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. Há estudos conclusivos sobre a eficácia do tratamento e, se tudo der certo, o MDMA pode se tornar legal para esses fins já em 2021. Nos Estados Unidos, ele tem sido especialmente indicado para veteranos de guerra.

Apesar do uso laboratorial, a droga ficou mesmo popular na cena de música eletrônica entre os anos 80 e 90. Das raves até as invencíveis baterias dos blocos e seus cortejos incendiando as calçadas no Brasil foi uma transição lógica. A máquina de empatia do carnaval e sua febre de amor instantâneo encontraram no MD um motor e um veículo, especialmente num momento em que algum tipo de trauma político paira sobre todos nós.


Há muito lixo sendo vendido como MDMA nas ruas e, como outras drogas recreativas — legais ou não — o uso dela pode te causar problemas. Caso você vá usar a droga – que ainda é ilegal –, recomendo testar sua dose usando um kit reagente desse tipo e informar-se em links como este, este ou este. Enquanto o consumo dessas substâncias não for plenamente regularizado, cabe a nós fazer o trabalho de controle de qualidade e segurança que deveria ser do Estado.

The post O MDMA virou o lança-perfume do Carnaval moderno appeared first on The Intercept.

from The Intercept bit.ly/2lvYLdO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.