Queda de avião que causou morte de Teori Zavascki exige investigação rigorosa e distância de Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal responsável pela Operação Lava Jato morreu após o avião particular de pequeno porte em que ele era tripulante cair no mar na tarde de ontem. Embora não haja provas de que a queda não tenha passado de um acidente causado pelas condições meteorológicas, as circunstâncias políticas levaram a pedidos e, evidentemente, exigem uma investigação rigorosa e independente, assim como uma proteção robusta para que a investigação de corrupção possa prosseguir com integridade.

O ministro Teori Zavascki, 68 anos de idade, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, conduzia o processo de investigação de corrupção que mandou para prisão as figuras mais ricas e poderosas do país, incluindo membros do próprio partido de Dilma. O próximo passo do ministro seria um dos mais importante de todos até o momento: aceitar e homologar os depoimentos dos principais executivos da Odebrecht, a empreiteira no coração do escândalo.

Especula-se que esses depoimentos envolvam membros do governo de Michel Temer, que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff, assim como outros oligarcas e executivos, por conta de diversas transações de lavagem de dinheiro e propina. No ano passado, o filho de Zavascki reclamou publicamente das ameaças de morte que seu pai vinha recebendo.

Zavascki era uma das poucas figuras políticas brasileiras de importância que provou ser incorruptível, o que torna a queda do avião ainda mais trágica. Na infame conversa gravada e vazada entre o grande aliado e ex-ministro de Temer Romero Jucá e o empresário Sérgio Machado — em que Jucá diz que o principal objetivo do impeachment de Dilma era enterrar as investigações da operação Lava Jato —, o ex-ministro reclama explicitamente que Zavascki era um “cara fechado” a fazer acordos. Conforme informamos em maio, quando os áudios foram revelados:

A segunda revelação – e talvez mais significante – é a declaração de Jucá onde afirma ter assegurado o envolvimento de juízes na Suprema Corte do Brasil, a instituição apontada pelos defensores do impeachment como salvaguarda da credibilidade do processo e utilizada para negar a teoria do golpe. Jucá afirmou que “tem poucos caras [no STF]” a quem ele não tem acesso. O único ministro da Suprema Corte que ele alega não ter contato é Teori Zavascki, que foi apontado por Dilma e de quem – notavelmente – seria impossível obter apoio para barrar a investigação (a ironia do impeachment é que Dilma protegeu a investigação da Lava Jato da interferência daqueles que querem impedi-la).

O aspecto possivelmente mais perturbador de todo o caso é que o substituto de Zavascki na coordenação da investigação será agora escolhido por Temer — a pessoa que mais tem a perder com o prosseguimento de uma investigação rigorosa. Entre outras questões, o Supremo deve decidir se o próprio Temer deve perder seu mandato devido a sua participação nas decisões que resultaram no impeachment de Dilma e se os principais aliados do atual presidente, como o ministro das Relações Exteriores José Serra, e talvez ele próprio, são culpados de conduta criminosa.

Esse conjunto de circunstâncias já resultou no pedido de uma investigação independente e rigorosa da queda do avião. Na quinta-feira (19) à noite, poucas horas após a notícia da morte de Zavascki, o presidente da Transparência Internacional, José Ugaz, publicou a seguinte reivindicação:

Também ontem à noite, o delegado da Polícia Federal Márcio Anselmo, que tem atuação fundamental na investigação de corrupção, publicou no Facebook que Zavascki havia “lavado a alma” da operação Lava Jato e “surpreendeu a todos pelo extremo zelo” com que combatia a corrupção. Anselmo, então, acrescentou usando notáveis aspas:

Agora, na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrecht, esse “acidente” deve ser investigado a fundo. Sinceramente, se essa notícia [da morte de Zavascki] se confirmar, [será] o prenuncio do fim de uma era!

Logo depois dessa publicação, Anselmo — sem dar explicações — apagou o texto, exceto pela primeira frase, em que expressava tristeza pela morte do juiz.

Pedidos de uma investigação profunda afloraram até mesmo na mídia notoriamente homogênea e conservadora do país. Bernardo Mello Franco, da Folha de São Paulo, um dos melhores colunistas da mídia dominante, explicou a dimensão do impacto na Operação Lava Jato da morte de Zavascki; mencionou a importante aproximação dos depoimentos de executivos da Odebrecht; citou as reclamações de Jucá de que o juiz era o único “cara fechado” a acordos; e defendeu que sua morte “exige uma investigação rápida e transparente sobre a queda do avião”, acrescentando que “com tantos interesses em jogo, é fundamental que não reste, no futuro, nenhum ponto de interrogação sobre os motivos da tragédia”.

É realmente do interesse de todos que seja conduzida uma investigação profunda, rigorosa e transparente sobre a queda do avião. Tão importante quanto, talvez ainda mais importante, é que não seja permitido que o presidente Temer atrapalhe ou prejudique as investigações de forma nenhuma. Essa investigação teve seus excessos e erros, frequentemente grandes erros, mas a instabilidade que criou será em vão se, em sua última etapa, a queda do avião acabe por proteger os alvos mais importantes e merecedores de uma investigação rigorosa.

The post Queda de avião que causou morte de Teori Zavascki exige investigação rigorosa e distância de Temer appeared first on The Intercept.

from The Intercept bit.ly/2kaAdrz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.