#Um quiz sobre a “grande oportunidade” que foi o 11 de setembro

Para marcar o dia de hoje, 11 de setembro de 2016, preparamos um pequeno quiz.

Foto: Brad Rickerby/Reuters /Landov

1. O que é isso?

A. O World Trade Center em chamas em 11 de setembro de 2001.
B. Um assassinato em massa grotesco.
C. O começo de uma vida inteira de sofrimento para todos que perderam entes queridos no World Trade Center.
D. UMA OPORTUNIDADE, UMA GRANDE OPORTUNIDADE!

A resposta correta é, obviamente, a letra D.

“Vejo oportunidades através de minhas lágrimas.”

— George W. Bush, 20 de setembro de 2001

“Se o colapso da União Soviética e o 11 de setembro demarcam um período de grande mudança de rumo na política internacional, então agora não é apenas um período de grave risco, mas também de grande oportunidade. Antes da argila secar, os EUA, nossos amigos e aliados devem tomar medidas importantes para tirar proveito dessas novas oportunidades.

— Condoleezza Rice, 29 de abril de 2002

Foto: Pedro Ugarte/AFP/Getty Images

2.  O que é isso?

A. Al Qaeda bombardeando um hotel em Mombasa, no Quênia, em 28 de novembro de 2002.
B. O lugar onde 13 pessoas foram assassinadas por terroristas, incluindo os irmãos israelenses Noy e Dvir Anter, de 12 e 13 anos de idade.
C. O local onde, de acordo com a reportagem da CNN, “crianças aos berros, cobertas de sangue, procuravam desesperadamente por seus pais em meio aos escombros”.
D. UMA OPORTUNIDADE DE OURO!

Obviamente, a resposta é novamente a letra D.

“Os oficiais israelenses veem os ataques terroristas da semana passada (…) de forma a reforçar o argumento de que Israel e o Oriente estão lutando contra o mesmo inimigo. O então Ministro das Relações Exteriores de Israel, Benjamin Netanyahu, em reunião com a equipe ministerial após os ataques no Quênia, contou que os incidentes representavam um ‘oportunidade de ouro’ para Israel fortalecer laços estratégicos com os EUA e outros países ocidentais.”

The Forward, 6 de dezembro de 2002

Foto: Chris Hondros/Getty Images

3. O que é isso?

A. Iraquiana de cinco anos de idade, Samar Hassan, coberta pelo sangue de seus pais, logo após serem mortos por soldados americanos em um posto de controle, em 2005.
B. O motivo pelo qual Hassan diz: “Eu sempre sonho com meu pai e minha mãe.”
C. Algo por que todo americano deve se sentir culpado até a morte.
D. UMA OPORTUNIDADE DE OURO E ÚNICA!

A resposta correta é a letra D. Obviamente.

“Atacar [as forças de ocupação dos] EUA no Iraque, em termos econômicos e de fatalidades, é uma oportunidade de ouro e única. Não a desperdice para não se arrepender mais tarde.”

Osama bin Laden, Dezembro de 2004

É bem provável que já tenha sido claro. Mas vou continuar e ser ainda mais específico.

Para pessoas comuns, o terrorismo e a guerra são, única e exclusivamente, tragédias.

No entanto, para nossos pretensos “líderes” — de todos os países — a situação é diferente. É claro, eles fingem achar o mesmo que pessoas comuns. Fazem discursos com os olhos cheios d’água sobre tristeza e sofrimento.

Mas, por trás de suas lágrimas, parece haver outra coisa. Quando acham que não estão sendo observados, é possível perceber outro tipo de expressão em seus rostos. É difícil de acreditar. Sim, é inacreditável, mas eles estão sorrindo. Antes de os cadáveres esfriarem, antes das lágrimas de mães e pais secarem, nossos líderes já estão pensando:

Esta, realmente, é uma oportunidade fantástica.

E para eles, ela é mesmo. É uma oportunidade para fazerem tudo o que desejavam, mas não podiam. É uma oportunidade para chamar os críticos de traidores. É uma oportunidade para se tornarem ainda mais poderosos do que eram antes das guerras e para implementarem suas visões de doutrinas de choque. Líderes amam guerras. É por isso que há tanta guerra.

É compreensível que isso seja difícil de aceitar. É assustador pensar que seus líderes, na verdade, não ficariam tão tristes assim se você morresse. Basta observá-los com atenção e fica fácil notar.

Podemos mudar isso? Talvez. Mas o primeiro passo a ser tomado para alterar essa realidade é aceitá-la, mesmo que ela seja desagradável e assustadora.

 

Traduzido por Inacio Vieira

Foto acima: Foto da segunda torre do World Trade Center retocada devido à poeira e arranhões

The post Um quiz sobre a “grande oportunidade” que foi o 11 de setembro appeared first on The Intercept.

from The Intercept ift.tt/2cBJwuP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

The CAPTCHA cannot be displayed. This may be a configuration or server problem. You may not be able to continue. Please visit our status page for more information or to contact us.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.